Ouça agora

Ouça agora

Vice-governador defende participação do Estado em decisões sobre futuro das ferrovias gaúchas

Imagem Noticia

Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Compartilhe agora

Postado em 06/02/2024 por Sistema Plug

A participação do governo do Estado nos debates e decisões sobre o futuro da malha ferroviária gaúcha – atualmente concedida à Rumo Logística – foi o destaque da fala do vice-governador Gabriel Souza durante reunião sobre a implantação de um terminal rodoferroviário privado em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. O encontro foi realizado na tarde desta segunda-feira (5/2), na Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) do município e contou com a presença do diretor de Outorgas de Ferrovias, do Ministério dos Transportes, Álvaro Neto.

O vice-governador pontuou a importância do setor logístico como propulsor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e as iniciativas da gestão estadual para apoiar o seu crescimento. “Estamos acompanhando o assunto, criamos um Departamento de Ferrovias, ligado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), para tratar das demandas da área. Queremos soluções para modernizar a malha ferroviária gaúcha, que é um importante modal para o escoamento da produção”, explicou.

Atualmente, a empresa Rumo Logística detém a concessão de 3,15 mil km de ferrovias, sendo que cerca de 1,6 mil km estão desativados. No dia 30 de janeiro, Gabriel também esteve reunido com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes tratando da pauta. “Precisamos de prioridade nos investimentos da Malha Sul, sobretudo no Rio Grande do Sul, que há anos não recebe recursos”, completou.

Respondendo pelo Ministério dos Transportes, Neto informou que a pasta aguarda o prazo de abril para receber uma resposta quanto aos projetos da Rumo para as operações. Ele também deixou aberta a possibilidade de outras alternativas. “Após as renovações ou fim das concessões atuais, novas perspectivas se abrem quanto aos trechos utilizados”, afirmou. O diretor citou ainda a Lei 14.273/21, que regulamenta o uso de ferrovias e possibilita um novo regime de exploração das mesmas, com maior aproveitamento econômico.

Terminal privado

O projeto do terminal rodoferroviário privado apresentado na reunião pretende integrar Vacaria ao corredor ferroviário que interliga os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A iniciativa envolve municípios da região e entidades que representam o setor produtivo. A proposta busca viabilizar a estrutura por meio de parceria com a iniciativa privada, enquanto o governo federal será o responsável pela construção de um ramal de parada de composição.

Também estiveram presentes na reunião os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, e de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodríguez Júnior. Participaram, ainda, o senador Luiz Carlos Heinze, os deputados estaduais Guilherme Pasin e Carlos Búrigo e os deputados federais Denise Pessôa e Covatti Filho, além de prefeitos, lideranças regionais e representantes de entidades de classe.

35° Rodeio Internacional de Vacaria

Antes do encontro, o vice-governador prestigiou o 35° Rodeio Internacional de Vacaria, que voltou a ser realizado quatro anos após sua última edição. Conhecido como “A Copa do Mundo dos Rodeios”, o evento começou no sábado (3/2) no Parque Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria, e segue até 11 de fevereiro.


No local, Gabriel esteve na Casa do Turista, tradicional ponto do município, e almoçou com autoridades locais e regionais, além de visitar estandes ao lado dos secretários de Estado.

Esta edição espera atrair mais de 500 mil pessoas do Brasil e dos países vizinhos. Em 2020, a organização estimou em 322 mil o número de participantes; no ano de 2022, o evento não ocorreu em função da pandemia de covid-19. A programação conta com provas campeiras, concursos artísticos, shows e bailes.