Ouça agora

Ouça agora

ChatGPT ganha 'memória' e vai lembrar do que você já perguntou antes

Imagem Noticia

Imagem: GettyImages

Compartilhe agora

Postado em 14/02/2024 por Sistema Plug

ChatGPT, plataforma de inteligência artificial da OpenAI, terá em breve uma melhoria significativa no funcionamento. O novo recurso é a capacidade de ter memória, ou seja, de se lembrar sobre o que você conversou com ele antes.

Com controle total do usuário, a memória do ChatGPT faz com que a IA guarde informações importantes sobre o usuário, temas de interesse e prompts antigos. A ideia é tornar as conversas mais dinâmicas entre você e a plataforma, além de permitir que ela entregue respostas e conteúdos mais completos.

Por enquanto, essa funcionalidade está em fase de testes para uma pequena porção de usuários do ChatGPT gratuito e pago. Caso os experimentos sejam bem sucedidos, a atualização pode ser expandida em um futuro próximo.


Como funciona a memória do ChatGPT

Na prática, esse recurso é uma função de armazenamento de informações consideradas importantes pela IA. O próprio usuário precisa falar para o ChatGPT memorizar alguma coisa específica ou pedir para que ele guarde o que ele considerar importante dos chats.

Exemplos citados pela OpenAI mostram a plataforma sabendo que você prefere conteúdos resumidos ao final de um texto e não no início, que você tem um empreendimento de um determinado setor e que você tem um filho que gosta muito de um determinado animal.

No uso corporativo, o ChatGPT pode se lembrar de qual é o tom de escrita favorito para quem pede novos textos, por exemplo. Os GPTs personalizados criados por cima do chatbot original também terão a capacidade de memória.