Ouça agora

Ouça agora

Alunos e professores compartilham emoção pelo retorno do Instituto de Educação

Imagem Noticia

Rio Grande Do Sul

Compartilhe agora

Postado em 20/02/2024 por Sistema Plug

As salas de aula do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, ganharam vida novamente nesta segunda-feira (19/2). O prédio passou por uma reforma profunda e agora é devolvido à comunidade escolar. Totalmente repaginada, a escola centenária começa agora um novo capítulo em sua história e está pronta para receber mais de mil alunos.

O início do ano letivo na Rede Estadual ganhou significado especial com a celebração de retorno do IE – como é chamada a instituição. Pela manhã, houve uma cerimônia de inauguração, no pátio da escola, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza e das secretárias de Obras Públicas, Izabel Matte, da Educação, Raquel Teixeira, e da Cultura, Beatriz Araujo, além de centenas de alunos e professores.

Bem cedo, pessoas já aguardavam a abertura dos portões. Estudantes, pais e professores se aglomeravam pouco a pouco diante do prédio, admirando a fachada histórica restaurada. O clima era de boas-vindas e de emoção pela reabertura. Grupos de docentes e alunos aproveitavam o momento para tirar muitas fotos, eternizando a data. Por toda parte, havia reencontros emocionantes e abraços calorosos em celebração à volta do IE.

Os docentes ajudaram a receber os estudantes e a organizar os últimos preparativos para a inauguração. A professora Cleise Nicola, que trabalha na instituição há aproximadamente 14 anos, ficou na portaria da escola recepcionando todos. Entre uma orientação e outra, era abordada carinhosamente por alunos.

Profa

Professora Cleise ficou na portaria da escola recepcionando os estudantes - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

“Esta é uma escola histórica. Acompanhei todo o período em que esteve fechada, trabalhando nas outras unidades que receberam nossos alunos. Foi um período muito difícil. Por isso, o dia de hoje, no qual estamos voltando para cá, é tão especial”, disse Cleise.

O professor de Educação Física Roberto Foschiera, que atua na escola há 23 anos, compartilhou sua história pessoal de conexão com o IE. “Quase chorei quando entrei aqui. Minha mãe estudou na escola em 1953. Quero trazê-la para ver como ficou. Com ginásio reformado, espaço e condições mais adequadas, o trabalho será muito mais qualificado. É uma grande emoção”, contou.

Professor

Com ginásio reformado, espaço e condições adequadas, o trabalho será muito mais qualificado”, comemorou o professor Roberto - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O prédio do IE, onde já se formaram tantas profissionais do magistério, volta a receber alunos que pretendem ser professores. Laura Gomes Oliveira de Souza, 18 anos, do Curso Normal e presidente do grêmio estudantil, destacou a alegria de voltar a um ambiente escolar transformado. “Estamos com bastante expectativa porque esperamos muito tempo para voltar. Estamos prontos para assumir este espaço, por isso tanta animação e felicidade. Já é possível ver que está bem diferente e adequado para receber uma escola”, afirmou.

Estudante

Estamos prontos para assumir este espaço, por isso tanta animação e felicidade, destacou a estudante Laura - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Para o ano letivo, há 1.014 alunos matriculados na Educação Infantil, nos ensinos Fundamental e Médio, no Curso Normal, no Aproveitamento de Estudos do Curso Normal e na Educação para Jovens e Adultos (EJA), distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Para a diretora do IE, Alessandra Lemes, a unidade viverá um novo momento. “Foi muito tempo fora desse espaço, e estávamos muito ansiosos. A estrutura está maravilhosa. Ficamos alocados em quatro lugares diferentes e tivemos que fazer uma gestão compartilhada. Não foi fácil, mas hoje é um dia de alegria e de conquistas”, pontuou.

Diretora

Diretora Alessandra elogiou estrutura renovada e disse que escola viverá nova fase - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Inauguração

Durante a cerimônia de inauguração, um mural no pátio convidava os alunos a deixarem suas assinaturas para marcar a data. Alguns escreveram mensagens como “100% Escola Pública” e “O IE é nosso”.

Entrega

Governador também deixou uma mensagem no mural comemorativo instalado na escola - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

A solenidade contou, ainda, com apresentações artísticas e a presença de participantes especiais. Dividindo o mesmo palco, Therezinha Andrade, 97 anos, que foi aluna e professora do IE, e o estudante Lourenço Gonçalves da Costa, 11 anos, demonstraram como a história do IE perpassa gerações. De maneira simbólica, ela entregou para o garoto um caderno, estabelecendo um vínculo entre o passado e o presente – conectando, ainda, o futuro, simbolizado pela trajetória que Lourenço tem para cumprir.

Dona

Na cerimônia de inauguração, Therezinha e Lourenço simbolizaram a importância do IE para diferentes gerações - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O Instituto de Educação é um testemunho vivo da conexão entre diferentes momentos da história, e a obra executada no prédio carrega essa marca. Houve um cuidado especial na preservação das características originais da edificação. As novas estruturas foram construídas em concreto e metal para se distinguirem das antigas, e parte das pedras portuguesas da calçada, restauradas e recolocadas conforme o desenho original.

Pisos originais também foram restaurados, mantendo a integridade histórica do prédio. Essa atenção aos detalhes e a valorização do patrimônio histórico e cultural garantem que a revitalização do Instituto de Educação seguirá representando um legado duradouro para as gerações futuras.