Ouça agora

Ouça agora

South Summit Brazil atrai público e startups de mais de 80 países

Imagem Noticia

Governo do Estado

Compartilhe agora

Postado em 19/03/2024 por Sistema Plug

Entre 20 e 22 de março, serão muitos os sotaques presentes no South Summit Brazil (SSB) 2024. Franceses, suecos, israelenses, mexicanos e visitantes de várias outras nacionalidades estarão circulando pelo Cais Mauá, local onde será realizado o evento. Correalizado pelo governo do Estado, o SSB atrai gente de todas as partes do mundo e reúne em um só lugar diferentes línguas, países e culturas.

Os números apontam o alcance global do evento. Este ano, são esperados 24 mil participantes de mais de 50 países. A Competição de Startups contou com 2.050 inscritas de 81 nações dos cinco continentes. Das 50 finalistas, 23 são estrangeiras, de 15 nacionalidades diferentes. 

Além disso, o evento conta com 600 palestrantes e 140 fundos de investimento nacionais e estrangeiros. A edição deste ano também receberá cerca de mil investidores, 7 mil empresas e 3 mil startups – que não entraram na disputa.

“Somos referência em inovação no Brasil, e nosso país também se destaca em termos internacionais. O South Summit nos ajuda nessa projeção e permite que busquemos um destaque ainda maior. Esta edição está sendo extremamente aguardada, tanto em nível nacional quanto internacional”, afirmou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.

Ponto de encontro entre startups, empresas e investidores, o South Summit nasceu na Espanha e desembarcou no Brasil por meio de uma parceria firmada pelo Estado, quando, em 2021, o governo participou da edição espanhola e celebrou o acordo para promover a versão brasileira do evento.

Agenda do governador

No dia 20, o governador Eduardo Leite participará de uma coletiva de imprensa para veículos internacionais e da abertura do South Summit Brazil, às 17h, no Arena Stage – principal palco do evento.

Na quinta-feira (21/3), às 9h, Leite estará no painel RS Seguro COMunidade, ao lado do secretário executivo do RS Seguro, Antônio Padilha. O RS Seguro COMunidade é uma iniciativa que busca transformar a realidade local a partir de intervenções de urbanismo social.

Ainda no segundo dia do evento, o governador comparecerá à final do Hackatchê, às 14h. Essa ação é uma maratona da Secretaria da Educação, que propõe um desafio em inovação a estudantes da Rede Estadual de Ensino.

No último dia do SSB, o governador participará, às 11h20, do lançamento do projeto Avança Mulher Empreendedora. A iniciativa visa combater a vulnerabilidade social, auxiliando no planejamento empresarial de mulheres que vivem em comunidades e encaminhando a formalização de seus negócios.

Na tarde de sexta-feira (22/3), Leite prestigiará o encerramento da edição de 2024 do SSB, às 15h. Na cerimônia, também ocorrerá a premiação da Competição de Startups.

Texto: Juliana Dias/Secom

Edição: Rodrigo Toledo França/Secom