Ouça agora na Rádio

N Notícia

Arábia Saudita: prorrogação do acordo da OPEC ajudará equilibrar mercado global de petróleo

FOTO: © AP Photo / Ronald Zak

Arábia Saudita: prorrogação do acordo da OPEC ajudará equilibrar mercado global de petróleo

A prorrogação do acordo de corte de produção de petróleo da OPEP + ajudará a reduzir as reservas comerciais de petróleo e, assim, equilibrar o mercado global, disse no sábado o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid Falih.

Informações Compartilhadas Sputnik Brasil

Mais cedo neste sábado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou após o encontro com o príncipe-herdeiro saudita que os dois países concordaram com uma posição comum sobre o futuro acordo da Opep + e que apoiaria sua extensão com os limites já negociados para a produção de petróleo por um período de seis ou nove meses.

?"Durante a reunião bilateral à margem da cúpula do G20, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou com o príncipe-herdeiro Mohammed Bin Salman estender o atual acordo dos países da Opep + para reduzir a produção desde o início de julho, abrindo caminho para a redução das reservas mundiais, ajudando assim a equilibrar os mercados, restaurar o investimento para garantir o fornecimento futuro de energia", disse Falih em sua conta no Twitter.

Em dezembro de 2018, a OPEP e países produtores de petróleo de fora do grupo fecharam um acordo de corte de produção, concordando em reduzir a produção geral em 1,2 milhões de barris por dia a partir de 2019. A OPEC prometeu reduzir a produção em 800 mil barris por dia, enquanto países não-OPEP concordaram e reduzir em 400 mil barris por dia. O futuro do acordo da OPEP +, incluindo a possibilidade de sua extensão para o segundo semestre de 2019, será determinado em reuniões na segunda e na terça-feira em Viena.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia