Ouça agora na Rádio

N Notícia

Trump promete fincar bandeira dos EUA em Marte 'em breve'

FOTO: CC0 / Pixabay

Trump promete fincar bandeira dos EUA em Marte 'em breve'

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os astronautas dos EUA em breve pousarão novamente na Lua e depois chegarão a Marte, onde colocarão a bandeira americana.

Informações Compartilhadas Sputnik Brasil

"Em breve estaremos de volta à Lua e um dia, em breve, fixaremos a bandeira americana em Marte", disse o líder americano nesta quinta-feira (4) durante o habitual discurso no Dia da Independência dos Estados Unidos, afirmando que, para os Estados Unidos, "não existem impossíveis".

Na cerimônia, realizada em frente ao monumento de homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln (1861-1865) na capital do país, Trump elogiou o engenheiro aeroespacial Gene Kranz, responsável por comandar a missão tripulada à Lua que a NASA realizou em 1969.

Em março deste ano, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, garantiu que a agência espacial norte-americana lançará uma missão tripulada à Lua nos próximos cinco anos e que a primeira mulher da história a pisar na Lua será dos EUA.

Além disso, a lei orçamentária proposta pela Casa Branca prevê realizar uma nova missão ao satélite terrestre no atual ano fiscal.

Em dezembro de 2018, Trump assinou uma ordem para a retomada do programa lunar, reduzido durante a presidência de Barack Obama. De acordo com o presidente, os EUA não somente deixarão sua bandeira e marca na Lua, mas também criarão uma base para voos a Marte.

"A nossa luta pela grandeza criou uma cultura de descoberta que levou Thomas Edison a imaginar a lâmpada elétrica [...] e os irmãos Wright a olhar para os céus e imaginar a próxima fronteira", afirmou Trump.

Cerimônias envoltas em críticas

Donald Trump foi acusado de tentar transformar as celebrações do dia histórico em uma campanha. O presidente organizou mesmo o seu próprio evento, paralelo às comemorações  em Washington. O evento de Trump foi anunciado no Twitter e denominado pelo próprio "Uma Saudação à América".

Se uns aplaudiram, outros lançaram ao céu o balão Baby Trump e cartazes criticando as políticas do líder do país.

Missões espaciais

Os astronautas americanos foram os primeiros a pousar na Lua e a colocar a bandeira dos EUA no satélite natural em julho de 1969.

A última das viagens do homem à Lua ocorreu em dezembro de 1972, com a missão Apollo 17. As missões lunares acabaram sendo interrompidas por serem consideradas caras e também pela diminuição das tensões da Guerra Fria.

Tanto os EUA quanto a União Soviética passaram a concentrar suas missões espaciais tripuladas na órbita terrestre, com estações como o Skylab, dos EUA, e a soviética MIR.

Independência norte-americana

A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias e a Inglaterra. Com essa conquista, os Estados Unidos transformaram-se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia