Ouça agora

Ouça agora

Qual é melhor: Android ou iOS?

Imagem Noticia

Imagem: GettyImages

Compartilhe agora

Postado em 05/06/2024 por Sistema Plug

Android e o iOS são os sistemas operacionais mobile mais populares do mundo. O primeiro foi criado pelo Google e domina praticamente todos os celulares que não são fabricados pela Apple. Já o segundo, é exclusivo para iPhones e foi criado pela empresa da maçã em 2007, para o seu primeiro smartphone.

Entretanto, há uma série de dúvidas na hora de escolher o sistema operacional para então adquirir o seu celular. Afinal, cada um deles conta com as suas vantagens e desvantagens, e que no final acabam pesando para um dos lados. 

E para te ajudar nessa escolha, hoje o TecMundo mostra em detalhes qual é o melhor sistema operacional, Android ou iOS. Confira!


Qual é o mais usado: Android ou iOS?

Hoje em dia, o sistema operacional mais utilizado no mundo, segundo dados do site Statcounter, é o Android, seguido do iOS. O motivo, como mencionado anteriormente, é o fato dele estar presente em praticamente todos os celulares que não são fabricados pela Apple.

Para quem não sabe, o Android não é cobrado aos fabricantes para ser instalado em smartphones, o que ajuda a ampliar o sistema entre os aparelhos. Já o iOS, é exclusivo da Apple e só pode ser instalado em aparelhos da empresa, como iPhones e iPads.

O atual ranking em relação ao uso dos sistemas operacionais mobile é:

  1. Android (71,33%);
  2. iOS (27,95%);
  3. Outros (0,72%).

Qual é mais seguro: Android ou iOS?

Não há consenso, mas especialistas em segurança digital costumam dizer que o iOS é um pouco mais seguro que o Android. O principal motivo é o fato do sistema operacional da Apple ter um código fechado, que possui uma mais rigidez por parte da empresa.

Por exemplo, para desenvolvedores obterem uma licença e disponibilizarem seus apps na loja oficial da Apple, eles precisam que os mesmos passem por uma rigorosa avaliação da empresa. 

Neste processo, todo o software é verificado, evitando que eles tenham códigos maliciosos, que por sua vez possam vir a dar brecha para o roubo de informações e dados sem o consentimento do usuário.

Já o Android é um sistema operacional de código aberto, o que permite que algumas empresas personalizem ele para seus respectivos smartphones. Por conta disso, as atualizações não são feitas da mesma maneira para todos os aparelhos. Com isso, podem ocorrer brechas não corrigidas que por sua vez podem expor dados dos usuários.

Além disso, o Android permite que você instale aplicativos que não são distribuídos através da Play Store, que é a loja de apps do sistema. Com isso, há um risco maior em fazer o download de um software malicioso, já que ele não passa pelo controle da Google feito dentro da loja virtual.

Contudo, é essencial dizer que não há consenso sobre qual sistema operacional mobile é mais seguro. Há alguns anos, o Android realmente tinha mais brechas que o iOS. Contudo, recentemente, o Google tem lançado diversas ferramentas de proteção que tornam seu SO bastante seguro.


Qual a vantagem e desvantagem de ter um iPhone com iOS?

A grande vantagem do iPhone é a estrutura do seu sistema operacional, principalmente para quem possui outros produtos da Apple, como Mac e iPads. Com um mesmo login, é possível sincronizar todos os seus dados e arquivos salvos em nuvem, com recursos de segurança que evitam que ele passe por problemas de vazamento ou acesso não autorizado.

Além disso, seus aparelhos costumam ter um bom período de uso e seus componentes levam vantagem em boa parte dos concorrentes, como câmera, bateria, e qualidade da tela. Por fim, também vale ressaltar a integração com apps terceiros e o suporte técnico, tanto virtual quanto presencial, em lojas da própria Apple.

Já a grande desvantagem é justamente o preço para usufruir de tudo isso. A começar pelo próprio aparelho, cujo valor pode facilmente passar até dos R$ 10 mil em modelos mais recentes. Além disso, boa parte dos serviços, como iCloud e Apple Music, possuem um valor mais alto que o de seus concorrentes, como Google Drive/Foto e Spotify/Deezer, por exemplo.


Qual a vantagem e desvantagem de ter um celular Android?

A principal vantagem do Android é a sua integração com os serviços da Google, como Maps, Fotos, Drive, Gmail, e outros. Além de praticamente todos eles serem gratuitos, eles estão disponíveis para todas as plataformas, como Windows e até mesmo iOS. Ele também conta com a sincronização automática de fotos, vídeos e contatos, tanto no backup como nos respectivos apps, de forma separada.

Outra grande vantagem é a possibilidade de personalizar o seu sistema operacional. Além de variar de acordo com o fabricante, você também pode utilizar softwares para fazer uma personalização mais avançada, como por exemplo, colocando fundos animados, sistemas de sons, entre outros elementos.

A grande desvantagem do Android é a falta de padronização, já que ele possui diversas versões para diferentes celulares. Outro grande problema é por conta das atualizações do sistema que, muitas das vezes, não chega da forma correta, dependendo muito do tipo de aparelho que está fazendo uso dele.


Qual é o melhor sistema Android ou iOS?

Essa resposta varia muito para a finalidade do usuário. Para quem visa mais um ecossistema mais unificado e procura um sistema e aparelho que tenha uma vida útil ampla, o iOS é a melhor escolha. 

Já quem pensa mais no bolso e, principalmente, na praticidade e na liberdade de personalização, o Android é a melhor opção. 

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada um, basta escolher aquele que atende melhor às suas necessidades.

Gostou do conteúdo? Republique em suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro desse tutorial. Até a próxima!